Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Resultado final da 76ª edição do Salão de Abril é divulgado

A mostra ocorrerá na Casa Barão de Camocim e celebra o legado do Mestre Júlio Santos A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), divulga nesta sexta-feira (21/02) o resultado final da 76ª edição do Salão de Abril. Resultado Final – com os 38 APROVADOS para a 76ª edição do Salão de Abril Com a divulgação da lista do resultado final desta Chamada Pública, da qual não cabe mais recurso, os artistas selecionados dentro do número de vagas serão convocados para assinar o contrato junto ao Instituto Cultural Iracema (ICI), se comprometendo com todas as obrigações descritas no edital. Após a assinatura do contrato, os artistas selecionados serão convocados para entregar suas obras à equipe de montagem contratada pelo ICI, para fins de montagem da exposição, que ocorrerá na Casa Barão de Camocim, localizada à Rua General Sampaio, 1632 – Centro, em Fortaleza. Homenagem a Júlio Santos Na edição de 2025, o grande homenageado será o Mestre Júlio Santos, um artista cujo trabalho é profundamente influenciado pela valorização das tradições culturais brasileiras. A obra de Júlio Santos se destaca pela conexão com as práticas culturais e a preservação do patrimônio imaterial, elementos essenciais para a identidade nacional nas artes visuais. Seu legado e contribuição para o fortalecimento das tradições culturais serão destacados ao longo da mostra. O tema: Entretecendo o fio do tempo: patrimônio, natureza e o futuro O tema da 76ª edição, “Entretecendo o fio do tempo: patrimônio, natureza e o futuro”, convida os participantes a refletirem sobre a preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural. O Salão de Abril busca despertar uma consciência profunda sobre a beleza e o saber herdado, destacando a necessidade de proteger tanto o meio ambiente quanto a memória cultural. A conexão entre arte e natureza será explorada, evidenciando práticas sustentáveis e o respeito pelo patrimônio imaterial como componentes essenciais para a convivência harmônica entre o ser humano e a natureza. Salão de Abril O Salão de Abril é um evento cultural de grande importância nacional que acontece há mais de sete décadas em Fortaleza. A mostra é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura, em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). As obras dos artistas selecionados serão expostas no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Confira o edital Conheça os curadores da 76ª edição do Salão de Abril

Vila das Artes anuncia nova coordenadora da Escola Pública de Circo

Atriz, professora e pesquisadora, Júlia Sarmento estará à frente da gestão da unidade O Complexo Cultural Vila das Artes anuncia Júlia Sarmento como a nova coordenadora da Escola Pública de Circo. A gestora assume o cargo com o compromisso de continuar ampliando as possibilidades de formação e profissionalização na área do circo e no campo das artes performáticas, ao lado dos assistentes de coordenação Henrique Castro e Rafael Abreu. Júlia já integrou a equipe docente da Escola, tendo lecionado em alguns módulos do Curso de Palhaçarias e Comicidades, no qual contribuiu com sua experiência nessas linguagens. Quem é Júlia SarmentoJúlia Sarmento é atriz, palhaça, professora de Teatro e Palhaçaria e pesquisadora de rasaboxes. É mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e bacharel e licenciada em Arte Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi palhaça em hospitais na capital fluminense de 2002 a 2009, junto ao Programa Enfermaria do Riso/UNIRIO. Desde 2010, quando se mudou para Fortaleza, vem atuando como ministrante de cursos e oficinas de palhaçaria, improvisação teatral e rasaboxes – treinamento para atores fundamentado pela teoria de que a relação do corpo com a emoção é circular, longe do binarismo emoção-corpo. Além disso, foi professora convidada do Curso de Belas Artes da Universidade de Fortaleza (Unifor) em 2011 e coordenadora de formação para as linguagens de Teatro, Dança, Circo, Música e Literatura do Cuca Barra do Ceará, de 2011 a 2013. Hoje se divide entre os módulos do Curso de Palhaçarias e Comicidades da Escola Pública de Circo da Vila das Artes, o Grupo de Estudos sobre Rasaboxes e projetos autorais que envolvem comicidade, máscara teatral, literatura e atuação. Ocupa a cadeira de conselheira suplente na categoria Circo no Conselho Municipal de Políticas Culturais no biênio 2023 – 2025. A Escola Pública de CircoA unidade é uma das seis Escolas do Complexo Cultural Vila das Artes da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). A Escolas da Vila das Artes contemplam as seguintes linguagens: Teatro, Música, Dança, Audiovisual, Artes Visuais e Circo.

Atriz, professora e pesquisadora, Júlia Sarmento estará à frente da gestão da unidade

O Complexo Cultural Vila das Artes anuncia Júlia Sarmento como a nova coordenadora da Escola Pública de Circo. A gestora assume o cargo com o compromisso de continuar ampliando as possibilidades de formação e profissionalização na área do circo e no campo das artes performáticas, ao lado dos assistentes de coordenação Henrique Castro e Rafael Abreu.

Júlia já integrou a equipe docente da Escola, tendo lecionado em alguns módulos do Curso de Palhaçarias e Comicidades, no qual contribuiu com sua experiência nessas linguagens.

Quem é Júlia Sarmento
Júlia Sarmento é atriz, palhaça, professora de Teatro e Palhaçaria e pesquisadora de rasaboxes. É mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e bacharel e licenciada em Arte Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Foi palhaça em hospitais na capital fluminense de 2002 a 2009, junto ao Programa Enfermaria do Riso/UNIRIO. Desde 2010, quando se mudou para Fortaleza, vem atuando como ministrante de cursos e oficinas de palhaçaria, improvisação teatral e rasaboxes – treinamento para atores fundamentado pela teoria de que a relação do corpo com a emoção é circular, longe do binarismo emoção-corpo.

Além disso, foi professora convidada do Curso de Belas Artes da Universidade de Fortaleza (Unifor) em 2011 e coordenadora de formação para as linguagens de Teatro, Dança, Circo, Música e Literatura do Cuca Barra do Ceará, de 2011 a 2013.

Hoje se divide entre os módulos do Curso de Palhaçarias e Comicidades da Escola Pública de Circo da Vila das Artes, o Grupo de Estudos sobre Rasaboxes e projetos autorais que envolvem comicidade, máscara teatral, literatura e atuação. Ocupa a cadeira de conselheira suplente na categoria Circo no Conselho Municipal de Políticas Culturais no biênio 2023 – 2025.

A Escola Pública de Circo
A unidade é uma das seis Escolas do Complexo Cultural Vila das Artes da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

A Escolas da Vila das Artes contemplam as seguintes linguagens: Teatro, Música, Dança, Audiovisual, Artes Visuais e Circo.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), que se consolida na cidade como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas. Desde 2018, a Vila é administrada pelo Instituto Cultural Iracema (ICI), via contrato de gestão com o Município.

Contato

(85) 3105-1410

‍(85) 3252-1444

© 2024 Criado por Suporte.TI