Programa da Escola que visa proporcionar oportunidades de estudo e aperfeiçoamento técnico, teórico e prático em dança para crianças e jovens. Ele foi pensado para atender uma carência da cidade em aulas de arte gratuitas para crianças e jovens sem vínculos continuados com a Escola de Dança. Durante as férias, essas aulas tem o intuito de aproximar pessoas interessadas em dança da Escola e criar potenciais públicos para suas formações continuadas.
Ciclo de palestras com diversos profissionais de trajetória relevante em dança que partilham seus saberes e suas experiências por meio de encontros informais e interativos, contribuindo para a valorização da memória das pessoas que contribuem significativamente para essa linguagem artística na cidade e no país.
Desde 2015, o programa “Conversa de Academia” propõe um ciclo contínuo de conversas com a intenção de compartilhar o resultado de trabalhos acadêmicos desenvolvidos sobre dança. O programa surge da percepção da importância de promover encontros nos quais os pesquisadores tenham a oportunidade de compartilhar suas pesquisas fora do espaço acadêmico. Este programa acontece no formato presencial e online.
Projeto destinado a proporcionar aos artistas da dança local oportunidades regulares e adequadas de aperfeiçoamento técnico-corporal. Constituído por módulos independentes entre si, em geral com duração de uma semana, o programa visa ainda possibilitar o contato de profissionais e estudantes com distintas propostas de trabalho corporal e artístico desenvolvidas em diferentes contextos de pesquisa e criação em dança.
Programa formativo para crianças e jovens a partir de oito anos de idade, voltado prioritariamente para alunos matriculados na rede municipal de ensino. O Curso de Formação Básica em Dança tem duração de seis anos e oferece fundamentos técnicos, artísticos e teóricos para a formação de jovens artistas da dança. Conta atualmente com 12 turmas, cerca de 250 alunos e repertório de 12 espetáculos. As matérias que compõem a grade curricular são:
Projeto destinado a proporcionar aos artistas da dança local oportunidades regulares e adequadas de trabalho e aperfeiçoamento técnico-corporal. Constituído por módulos independentes entre si, em geral com duração de uma semana, o programa visa ainda possibilitar o contato de profissionais e estudantes com distintas propostas de trabalho corporal e artístico desenvolvidas em diferentes contextos de pesquisa e criação em dança.
O programa tem por objetivo fornecer subsídios práticos e teóricos para o desenvolvimento criativo de obras coreográficas, por meio da análise e da construção de métodos de composição, tendo a pesquisa corporal e o estudo da dramaturgia como elementos centrais. A residência se propõe a refletir acerca da produção artística em dança e as etapas que envolvem o processo de criação, desde a concepção até a apresentação cênica, desenvolvendo habilidades técnicas e criativas para a elaboração de projetos de produção cênica.
O evento conta com mesas redondas, grupos de discussão, palestras e fruição de trabalhos artísticos do repertório da Escola Pública de Dança. Reúne professores, gestores, estudantes e interessados de todo o país para conversar sobre iniciativas de formação em dança voltadas especialmente para o público infantil e juvenil. Com a primeira edição em 2021, ano de celebração dos 10 anos do Curso de Formação Básica em Dança da Vila das Artes, o evento acontece alternadamente ano a ano.
Programa da Escola Pública de Dança da Vila das Artes que contempla estudantes formados no Curso de Formação Básica em Dança. Abre espaço para aperfeiçoamento técnico e encaminhamento profissional daqueles e daquelas que desejam se inserir no mercado de trabalho das artes com a formação de um grupo de dança. As pessoas participantes passaram por seleção em chamamento público e, desde então, frequentam semanalmente a Vila das Artes, participando de aulas formativas e ações artísticas. Os principais objetivos do grupo são: formação continuada de artistas, iniciação à docência e preparação para mercado profissional das artes. Atualmente conta com 23 integrantes com acompanhamento do professor Luiz Otávio Queiroz e assistência do professor Fellipe Resende.
(85) 3105-1410
(85) 3252-1444
© 2024 Criado por Suporte.TI