Mostra acontece na Casa do Barão de Camocim e celebra práticas artísticas inclusivas com fotografias, vídeos e figurinos de performances realizadas em espaços públicos
A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes inaugura no dia 30 de janeiro, às 15h, a exposição “Re(ocupação) dos Olhares”, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632, Centro). A mostra, que segue até 28 de fevereiro de 2025, é resultado do curso “Artes Visuais na Educação Inclusiva”, ministrado por Gerlane Albuquerque, e propõe uma reflexão sobre a inclusão e a convivência plural através da arte.
Fotografias de Doug Souza e Txai C Mendes registram ações realizadas em locais como a UFC, ruas de Fortaleza e a comunidade Poço da Draga, reunindo sensibilidade, criatividade e escuta relacional. Além das imagens, a exposição apresenta vídeos e figurinos das performances, ressaltando a arte como ferramenta para ressignificar olhares e valorizar a diversidade humana, para além de diagnósticos e categorizações.
Sobre Txai C Mendes
Natural de Fortaleza-CE nascido em 1991. Viveu sua infância no interior do estado, entre as cidades de Sobral e Assaré. Com suas viagens desde menino, ganhou gosto por observar as coisas, as paisagens, as cenas das cidades por onde passava, e acredita que isso fez com que eu me enxergasse na fotografia, como alguém com sensibilidade para observar, ouvir e fazer imagens. Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda, e é fotógrafo desde 2013. Participou de mostras e festivais de fotografia nacionais e internacionais como o Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta, em Minas Gerais, e o V Fórum Latino Americano de Fotografia de São Paulo. Possui menção honrosa de David Alan Harvey, em nome da agência Magnum Photos, uma das mais prestigiadas agências de fotografia do mundo.
Sobre Doug Souza
Fotógrafo, produtor audiovisual e cultural. Atua em ações sociais, culturais e ambientais no Grande Pirambu, através do Espaço Criativo Soulest e da Barraca Foi Sol. Seu trabalho busca a construção de memórias afetivas a partir de imagens.
Sobre o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim
A Casa do Barão de Camocim é parte integrante do Complexo Cultural Vila das Artes da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Exposição: Re(ocupação) dos Olhares
Abertura: 30 de janeiro de 2025, às 15h
Período: 30 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025
Local: Centro Cultural Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632, Centro)
Classificação: Livre
Público-alvo: Público em geral