Prazo para envio da documentação jurídica ocorre de 11 a 16 de fevereiro de 2025
A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Instituto Cultural Iracema (ICI) divulgam, nesta segunda-feira (03/02), o resultado definitivo das inscrições deferidas para o 76º Salão de Abril.
O resultado segue as diretrizes do edital, conforme descrito no item 6.7: “A Comissão de Curadoria irá elaborar relatório técnico para cada obra avaliada, indicando a sua respectiva pontuação, e irá elaborar Ata de Seleção, com os nomes e trabalhos das pessoas proponentes selecionadas, em ordem de classificação, até a 40ª classificação, para as obras da categoria Ceará, e até a 15ª classificação, para a categoria demais estados do Nordeste.”
Com a divulgação do resultado, inicia-se a etapa de Habilitação Jurídica, de caráter eliminatório. Nesta fase, será avaliada a documentação jurídica das empresas titulares dos trabalhos selecionados, conforme os termos do edital.
As pessoas proponentes selecionadas serão convocadas para esta etapa e deverão enviar toda a documentação jurídica de 11 a 16 de fevereiro de 2025, através do e-mail [email protected]. Para mais informações, consulte o edital abaixo:
Lista das inscrições deferidas
Edital completo
Conheça os curadores do 76º Salão de Abril
Sobre o Salão de Abril
O Salão de Abril é uma das mostras de artes visuais mais antigas da América Latina, com mais de sete décadas de existência. Criado em 1943 de forma independente, o evento passou a ser realizado pela Prefeitura de Fortaleza a partir de 1964, e, desde então, se consolidou como um dos principais espaços de visibilidade para a arte contemporânea no Brasil. Ao longo de sua história, o Salão já foi realizado em diversos patrimônios históricos da cidade, sendo atualmente sediado na Casa do Barão de Camocim, no Centro de Fortaleza.
Homenagem ao mestre Júlio Santos
A edição de 2025 do Salão de Abril será uma homenagem ao mestre Júlio Santos, um artista cujo trabalho é uma celebração das tradições culturais brasileiras. Com uma prática que mistura arte e preservação do patrimônio imaterial, a contribuição de Júlio Santos para a arte e a cultura nacional será destacada ao longo da mostra.