Ministrado por Henrique Gomes, formação convida os inscritos a desenvolverem um olhar transformador e crítico sobre obras artísticas
A leitura anticolonial das artes é tema da oficina “Pesquisa em Artes como Práxis Decolonial em Contextos de Injustiça”, realizada na Vila das Artes por meio da Escola Pública de Artes Visuais. As inscrições estão abertas hoje (5), via formulário online, e estarão disponíveis até o dia 15 deste mês.
O conteúdo integra a programação de maio da Vila das Artes, equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
A oficina é ministrada por Henrique Gomes, pesquisador cultural e doutorando em Estudos Latino-Americanos na Universidade de Hong Kong (HKU). O conteúdo da formação busca capacitar alunas e alunos a elaborar projetos acadêmicos em artes visuais sob a ótica do decolonialismo, uma linha de pensamento focado em reverter os efeitos do colonialismo nos modos de pensar e criar de uma nação que já foi colônia.
A oficina será realizada de 19 a 30 de maio, das 17h às 21hs. São 15 vagas destinadas a pessoas a partir dos 18 anos interessadas em pesquisa acadêmica em artes visuais. Após o período de inscrição, a lista das pessoas selecionadas será divulgada no dia 16 de maio.
Sobre o ministrante
Henrique Gomes é doutorando do último ano em Estudos Latino-Americanos na Faculdade de Artes da Universidade de Hong Kong (HKU). Sua trajetória acadêmica na HKU foi marcada pela apresentação de sua pesquisa em conferências internacionais, como em 2022, no MLA International Symposium, e em 2023, no SLAS Conference. Gomes atuou também como pesquisador e professor visitante na Universidade de Glasgow, no Reino Unido.
Serviço
“Pesquisa em Artes como Práxis Decolonial em Contextos de Injustiça”, com Henrique Gomes
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Período: 19 a 30/05
Horário: 17h às 21hs
15 vagas
Inscreva-se até 15 de maio