Centro Cultural Casa do Barão de Camocim

Casa do Barão de Camocim
Centro Cultural Casa do Barão de Camocim é um equipamento integrado ao Complexo Cultural Vila das Artes, dedicado às artes visuais. Manifestações artísticas, como desenho, pintura, design, escultura, gravura, artesanato, fotografia, vídeo, cinema e arquitetura, encontram, na centenária casa, espaço para realização e difusão, mantendo sinergia e consonância com as atividades das escolas de formação da Vila das Artes. 
 
 

O Barão de Camocim

A edificação onde hoje funciona o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim pertenceu, em sua origem, a Geminiano Maia. Nascido em 2 de fevereiro de 1847, em Aracati, mudou-se para Fortaleza em 1864, quando fundou com os irmãos, na Rua da Palma, atual Rua Major Facundo, a próspera importadora de tecidos Maison Louvre. Após confiar o empreendimento a um sócio, mudou-se para Paris, onde se casou com Rose Nini Liabastre. Quando do seu retorno ao Brasil, no início de 1893, Geminiano recebeu do Reino de Portugal, por meio da Princesa Isabel, o título nobiliárquico de Barão de Camocim por seus feitos filantrópicos.

Com o seu retorno, dá início a construção da mansão na antiga Rua da Cadeia. O documento de compra do terreno data de 1885, mas a data da construção não é precisa. A propriedade compreendia apenas o casarão e o vasto jardim, além do pomar e a ala da Baronesa, um recanto especial à esquerda da residência. Com o crescimento da família, os espaços deram lugar a casas para os herdeiros. O velho palacete foi construído a partir de uma planta européia, em estilo renascentista, sob atenta orientação do próprio Barão de Camocim.

5 galerias para exposição
Pátio externo para atividades culturais e gastronômicas
2 salas multifuncionais
Ateliê para oficinas de artes

Terça a Sexta-feira: 10h às 17h (exceto feriados)

Sábados: 10h às 16h (exceto feriados)

VISITA À EXPOSIÇÃO EM CARTAZ (Conforme calendário expositivo)

Visitantes em Geral

Livre visitação para todos os públicos, atentando para a classificação indicativa da exposição.

Visita de Grupos

Grupos a partir de 07 pessoas devem realizar agendamento via formulário. 

VISITA MEDIADA DA CASA DO BARÃO DE CAMOCIM

Visitantes em Geral

Necessário agendamento via formulário (quando não há exposição em cartaz).

Visita de grupos

A partir de 07 pessoas requerem agendamento prévio por meio do e-mail:

[email protected]

O agendamento deverá ser realizado com, no mínimo, 24h de antecedência em relação à data da visita, mediante inscrição no formulário.

O acesso ao espaço é gratuito!!

A confirmação do agendamento solicitado será realizado via e-mail da equipe da Casa do Barão de Camocim, dentro de 24 horas após o preenchimento do formulário.

Preservação da Memória Coletiva do Povo Fortalezense
Em função do seu valor simbólico e histórico-cultural, a Casa do Barão de Camocim foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural do Município, em 5 de dezembro de 2007, por meio do Decreto Municipal nº 12.304. Além da sua importância histórica, artística e arquitetônica, a relevância do tombamento da residência consiste no fato de se constituir destacado exemplar da arquitetura residencial de Fortaleza, configurando-se como uma das raras edificações do tipo remanescentes na cidade. A Casa do Barão de Camocim recebeu intervenções em sua estrutura durante o ano de 2017. O projeto de reforma e restauro do espaço contou com alterações nos pisos e paredes, com a substituição de estruturas de madeiramento, com a instalação de banheiros e outras intervenções que capacitam o espaço ao uso da população.
 
 
Equipe
Fabrício Campos

Assist. de Coordenação

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), que se consolida na cidade como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas. Desde 2018, a Vila é administrada pelo Instituto Cultural Iracema (ICI), via contrato de gestão com o Município.

Contato

(85) 3105-1410

‍(85) 3252-1444

© 2024 Criado por Suporte.TI