Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
SEC_CULTURA_CVR-01

Escola Pública de Circo

A Escola
Escola Pública de Circo da Vila das Artes é uma demanda da sociedade civil para atender a oferta de políticas públicas de ensino das artes circenses. Seu marco temporal é a Lei n° 9.959/2012, que dispõe sobre a instalação e sobre o funcionamento de circos itinerantes e dá outras providências acerca do acesso facilitado à saúde e à educação na cidade de Fortaleza, e institui a criação da Escola Municipal de Circo.
Vila das Artes, ao atentar sobre as reivindicações dos profissionais de circo, capitaneada pela organização social e política dos coletivos, trouxe para o equipamento cultural a Escola Pública de Circo.
Em maio de 2019, a Vila das Artes, o Fórum de Trupes, Grupos e Artistas Circenses Independentes do Ceará, a Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (APAECE), o EcoCirco do Instituto Intervalo e representantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Escola Pernambucana de Circo (EPC), da Lona da Maria de Itapipoca, do Circo Escola Canoa Criança, associados aos circenses itinerantes de loca, educadores, pesquisadores e técnicos construíram o Seminário de Imersão Colaborativa Circense que propôs: a formação de profissionais de circo em uma escola aberta à reflexão, à experimentação, à descoberta e à preservação das tradições circenses.
Atualmente a escola constrói seus marcos documentais (projeto político pedagógico e projetos pedagógicos de cursos) para instituição dos cursos de profissionalização em comicidade (250h) e do curso técnico em artes circenses (1200h), além da oferta permanente de cursos livres e do programa “Hoje tem espetáculo”.
Mais do que uma escola nos modelos tradicionais, o que se busca é criar um espaço propício para que professores, alunes, coordenadores e convidades possam encontrar suas próprias respostas para as diversas questões que envolvem o audiovisual.

Por esse viés, em primeira instância, busca-se a tomada de consciência e a responsabilidade do educando sobre o seu próprio processo de formação e da relação dessa formação com a esfera pública e com a cidade.
Articulada com a Associação Cearense de Cinema e Vídeo (ACCV / ABD-CE), entidade que reuniu realizadores em torno do projeto e estabeleceu parcerias, a Escola foi acolhida pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Por intermédio da pró-reitoria de extensão e do curso de cinema, a Universidade é responsável pelo projeto pedagógico e pela certificação das diversas atividades oferecidas.
Programas

Cursos de Oferta Contínua


Os cursos de oferta contínua da Escola Pública de Circo da Vila das Artes têm como objetivo proporcionar a iniciação e o aprofundamento nas artes do circo de forma continuada. São espaços dedicados à produção do conhecimento em circo, com a principal premissa de formar artistas, resultando em ações que buscam inserir novos profissionais na cena cultural da cidade de Fortaleza.

Curso de Palhaçarias e Comicidade


O Curso de Palhaçaria e Comicidade da Escola Pública de Circo da Vila das Artes, com uma carga horária de 576 horas, foi concebido para atender e estimular uma crescente demanda na cidade de Fortaleza. Este curso oferece um percurso abrangente para a formação em palhaçaria, com uma abordagem metodológica ampla e transdisciplinar. Alinhando os eixos de pesquisa, criação artística, produção e reflexão sobre a cena.

Curso Profissionalizante em Artes Circenses


O Curso Profissionalizante em Artes Circenses aborda as modalidades das acrobacias (solo e aéreo), equilíbrios e manipulação de objetos (CPAC), possui caráter continuado e destina-se à formação de novos artistas na área do circo, com duração de dois anos, possui uma carga horária 1.120 horas aula voltada para a prática circense em suas mais variadas abordagens. O CPAC visa acompanhar o corpo discente no aprendizado inicial das modalidades circenses, promovendo através deste processo de aprendizagem e ensinança um fluxo de conhecimento e produção de saberes que se retroalimentam.

Curso de Formação Complementar


As ações da Formação Complementar estão divididas em diferentes abordagens, promovendo integração e atividades para artistas em processo de iniciação, bem como aqueles que se encontram em um estágio mais consolidado em suas trajetórias. Os programas ofertam cursos de curta duração e iniciação às modalidades, mas também lançam olhar sobre o (a) artista de circo que busca o desenvolvimento nos campos da pesquisa e da criação com a linguagem e as suas múltiplas modalidades.

Cessão de Espaços e Equipamentos


O programa prevê a utilização dos espaços e equipamentos da EPCVA por artistas, estudantes e comunidade circense através de solicitação prévia e comprovação dos requisitos estabelecidos pela coordenação e equipe de produção da escola. As solicitações são realizadas pelos canais oficiais da Escola Pública de Circo e a cessão será deferida de acordo com o cronograma e a disponibilidade dos espaços e equipamentos, que tem como prioridade os cursos regulares e demais programas desenvolvidos no ano letivo.

Laboratórios


O Programa de Laboratórios destina-se ao artista-criador com pelo menos 2 anos de experiência com o fazer circense, e consiste na condução de processos investigativos acerca de metodologias de invenção artística e produção de conhecimento com a linguagem. O formato de cada edição bem como a abordagem metodológica serão previamente estabelecidas por um professor-orientador a convite da coordenação da Escola Pública de Circo da Vila das Artes e acontece em um percurso de até 100 h/a onde a interação e a partilha entre orientador e participantes inscritos é um elemento chave para a dinâmica deste encontro.Esse programa é sediado nos espaços da EPCVA ou espa- ços parceiros que melhor se adequam à pesquisa do professor-orientador, em diálogo e acompanhamento constante com a coordenação pedagógica e equipe de produção. O Laboratório não prevê a obrigatoriedade de um resultado, ficando a cargo do professor-orientador a possibilidade de uma publicização das atividades desenvolvidas durante a imersão. As atividades realizadas pelo programa podem ser abertas ao público ou destinadas a um grupo específico conforme plano de ação apresentado pelo orientador/a e devem se desenvolver a partir dealgum dos seguintes eixos de atuação:
Comicidade
Dramaturgia
Crítica e Curadoria
Acrobacias (aérea e solo)
Pesquisa e Memória Equilíbrio
Manipulação de objetos

Curso Livres


Os Cursos livres são ofertados com a finalidade de viabilizar formações de curta duração nas múltiplas dimensões da produção de saberes e conhecimentos com as artes circenses. As atividades possuem carga horária entre 20h e 40h, sendo facilitadas por profissionais locais ou nacionais credenciados por meio de convocatória pública. Partindo de abordagens práticas e teóricas, os cursos são direcionados a um público diverso que se configura de acordo com o perfil previsto pelas propostas formativas selecionadas para compor o programa.

Residências


O Programa de Residências destina-se ao artista-criador, bem como a grupos, trupes e coletivos que atuam com a linguagem, e que tenham pelo menos 5 anos de experiência com o fazer circense, e consiste em uma imersão de 300 h/a nos espaços da EPCVA, visando o desenvolvimento de um processo criativo, compreendendo a sua dimensão artística e pedagógica no escopo da escola que tem como uma de suas premissas a formação do artista-criador. Os residentes têm por responsabilidade realizar dois momentos de partilha pública dos resultados, sendo a primeira em forma de fala aberta e a segunda como demonstração técnica, cena, abertura de processo e/ou formatos diversos previamente estabelecidos em diálogo junto à coordenação da Escola. Para cada edição do programa a seleção dos residentes se dará através de chamada pública, onde os mesmos devem apresentar plano de trabalho, cronograma, proposta estética e as metodologias que serão empregadas no processo de criação durante o período da residência.

Hoje tem Espetáculo


O programa prevê a expansão da EPCVA, através de interseções que aproximam a difusão e a formação. Promovendo a capilarização de sua atuação, contribuindo para formação de público, bem como, para a promoção de suas atividades, visando a amplificação de seu alcance e a disseminação de suas ações e percursos formativos por outros contextos e territórios. Destina-se à ocupação de lonas itinerantes, escolas públicas da rede municipal e espaços independentes. Fomentando a difusão de espetáculos circenses junto a atividades de mediação cultural, provocando experimentações e leituras a partir das criações circenses apresentadas.

Núcleo de Pesquisas em Artes Circenses


O Núcleo de Pesquisa em Artes Circenses promove e incentiva a pesquisa, sendo transversal aos programas desenvolvidos nas demais linhas de atuação da EPCVA. Fomenta a pesquisa de poéticas circenses a partir dos contextos de ensino, de aprendizagem, de investigação e de experimentação. Atua, portanto, no estímulo à criação de materiais e registros como fruto da observação, descrição e análise dos procedimentos de criação e composição cênica desenvolvidos no decorrer dos processos formativos.

Equipe
Henrique Castro

Assist. de Coordenação

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), que se consolida na cidade como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas. Desde 2018, a Vila é administrada pelo Instituto Cultural Iracema (ICI), via contrato de gestão com o Município.

Contato

(85) 3105-1410

‍(85) 3252-1444

© 2024 Criado por Suporte.TI