Com ampla trajetória em gestão e educação musical, o professor chega para fortalecer o projeto político-pedagógico da Escola e integrá-la à política pública de formação em artes da Prefeitura de Fortaleza
O Instituto Cultural Iracema (ICI) e a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) comunicam que o professor Pablo Garcia assume a coordenação da Escola Pública de Música da Vila das Artes a partir do início do mês de maio. A mudança marca um passo importante para a consolidação da Escola como parte integrante do projeto de política pública de formação em artes da Prefeitura de Fortaleza.
A Escola Pública de Música é a mais recente das Escolas da Vila das Artes, que há 18 anos é referência nacional em percursos formativos nas linguagens de audiovisual, artes visuais, circo, dança e teatro.
A renovação acompanha a necessidade de qualificação do projeto político-pedagógico da Escola Pública de Música da Vila das Artes, além da reestruturação da gestão patrimonial e dos processos administrativos e de seleção de professores(as) e alunos(as).
O ICI e a Secultfor agradecem a Márcio Lima pelos serviços prestados à frente da Escola Pública de Música da Vila das Artes desde 2024. A transição de coordenação ocorrerá de forma cuidadosa e planejada, sem impactos para as atividades formativas em curso nem para os(as) alunos(as) da Escola.
Sobre Pablo Garcia
Pablo Garcia é professor do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece). É doutorando em Musicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com foco na etnografia das práticas musicais; mestre em Música pela Universidade de Brasília (UnB) e bacharel em Música pela Uece.
Coordena o projeto de extensão e iniciação artística Grupo de Choro da Uece. Sua trajetória abrange ampla experiência na educação musical, com ênfase no ensino básico, na didática de instrumentos e na pesquisa em música popular brasileira.
Como instrumentista, atua como bandolinista, violonista, percussionista, além de desenvolver trabalhos como arranjador e compositor. De 2011 a 2015, coordenou o Centro de Formação de Instrumentistas do Sesi, sendo responsável pela gestão pedagógica, financeira e de pessoal.
“Nesse novo momento da Escola de Música da Vila das Artes, a proposta é fortalecer a música como instrumento de transformação social, promovendo diálogos entre diferentes campos do saber e valorizando as culturas musicais em sua diversidade. Queremos discutir os impactos da colonialidade nas formações musicais, compartilhar experiências de ensino, pesquisa e extensão, e construir uma educação musical culturalmente situada, conectada aos múltiplos contextos de ensino, transmissão e aprendizagem musical e aos saberes populares”, afirma Pablo Garcia.
De 2017 a 2019, Garcia idealizou e coordenou, ainda, os cursos técnicos em Instrumento Musical e Regência do Pronatec/Mediotec, no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece). Também possui sólida atuação em projetos sociais, com destaque para sua colaboração com a ONG Fábrica de Imagens, onde elaborou e coordenou cursos de formação em trilha sonora e educação musical.