Ministrada pela artista indígena Maluy Potyguara, formação busca conectar identidade e memória por meio da fotoperformance
A Vila das Artes, por meio da Escola Pública de Artes Visuais, abre inscrições para a oficina “Corpo-Objeto Não Identificado”, ministrada pela artista indígena Maluy Potyguara. A formação une comunicação fotográfica e performática para discutir identidade e memória.
A ação integra o calendário das atividades de maio da Vila das Artes, equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
São 20 vagas disponíveis para pessoas com idade a partir de 17 anos com interesse em performances em artes visuais. As inscrições estarão abertas até o dia 8 de maio e podem ser feitas de forma online. A relação de nomes aprovados será divulgada no dia 9. A oficina será realizada de 12 a 14 de maio, das 18h às 21 horas.
A proposta da oficina é realizar junto o público um exercício dos sentidos corporais dentro da possível (ou impossível) tradução destes em um registro fotoperformático. Com isso, Maluy busca conectar os alunos com formas autênticas de fazer arte, sugerindo um desprendimento de estéticas artísticas ou modelos de criação já estabelecidos para instigar novas linguagens.
Sobre a ministrante
Maluy Potyguara é artista e jornalista. Identifica-se como indígena, do tronco Potyguara do Ceará. Integrante do coletivo de retomada identitária Sarigueia Akangatu. Sua vivência nas artes visuais está ligada à performance e ao teatro, produzindo também colagens recicláveis e fotoperformances a partir de técnicas inventivas com o celular.
Serviço
Oficina ‘Corpo-Objeto Não Identificado’, com Maluy Potyguara
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Período: 12 a 14/05
Horário: 12 e 13/05 : 18h às 21h / 14/05: 18h às 20h
20 vagas
Inscreva-se até 8 de maio