HistÓRico

Complexo Cultural Vila das Artes

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura da Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI), por meio de Contrato de Gestão, com eficiência administrativa que possibilita a um equipamento público de arte e cultura manifestar suas múltiplas linguagens por meio de diversas ações. Inaugurada em 2006, é um lugar de formação, difusão, pesquisa, exposição, fruição e produção em diversas linguagens artísticas que oferece cursos em variados formatos e atividades, atendendo aos mais diversos públicos. Em 2018, o equipamento passa à qualidade de complexo cultural, a partir da expansão da Biblioteca de Artes e com a reabertura da Casa do Barão de Camocim como centro cultural. O Complexo Cultural Vila das Artes é um espaço onde a política pública de formação para as artes, delineada pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), se manifesta e se torna um dos melhores exemplos de construção de política pública participativa da cidade de Fortaleza.

Ações gratuitas e atividades formacionais em todas as linguagens para crianças e jovens.

Todas as ações ofertadas à população são gratuitas e as atividades formativas, em todas as linguagens artísticas, possuem pontos convergentes de metodologia: preferencialmente crianças e jovens oriundos da escola pública; projetos de longa e curta duração em cursos livres; além de uma série de atividades voltadas para a reflexão das artes em geral, a partir das relações com a cidade.

O Complexo Cultural Vila das Artes, termo sugerido durante o Seminário da Cidade, realizado em 2017, é alicerçado pelo seguinte tripé:

Centro Cultural Casa do Barão de Camocim

Abriga uma ampla programação de exposições coletivas e individuais, realizadas em parceria com artistas e instituições

saber mais

Casa de Formação da Vila

Tem em sua estrutura as Escolas Públicas de Audiovisual, de Circo, de Dança e de Teatro.

Biblioteca e Videoteca de Artes da Vila

Como suporte fundamental para dar maior qualidade à formação dos estudantes das Escolas, mas, também, aberta ao público interessado para consulta no local.

saber mais

O Seminário Diálogos da Cidade aconteceu em junho de 2017 e mobilizou moradores de todos os bairros da cidade, numa ação articulada com todas as sete Secretarias Executivas Regionais de Fortaleza.

O Seminário Diálogos da Cidade teve como objetivo “ampliar o debate com a cidade sobre a Vila das Artes e sua conexão com a política pública de formação em arte e cultura, de modo a construir proposições que orientem o poder público municipal na condução do programa de formação nas linguagens artísticas”.  
A Vila das Artes é um esforço vitorioso de artistas, gestores, professores e estudantes que, a quase duas décadas, ousam construir um complexo cultural de formação em diversas linguagens artísticas. De forma pioneira, o complexo desenvolve nichos formativos que contribuem para a qualificação das produções artísticas da Cidade.