Fortaleza está prestes a testemunhar um momento histórico no cenário cultural com a abertura da primeira Escola Pública de Música da cidade. O equipamento que é vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultural de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema, será inaugurado com direito a uma programação especial nesta quarta-feira (27/03), às 19h, no prédio do novo Complexo Vila das Artes,  localizado à rua Capitão Gustavo, 3552, no bairro Joaquim Távora. O evento de inauguração terá participação especial de Hamilton de Holanda Trio - “Flying Chicken”, Marimbanda e o Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música da Vila das Artes, acompanhados de músicos convidados.

A criação de uma escola pública de Música é uma antiga demanda da sociedade que se concretiza depois de muito esforço e empenho da atual gestão. “A iniciativa reflete nosso compromisso em proporcionar acesso democrático à educação musical e promover a diversidade cultural em nossa cidade. Acreditamos que a música é uma linguagem universal que pode unir comunidades e enriquecer vidas. Nossa escola oferecerá um ambiente acolhedor e inspirador, onde os alunos poderão explorar sua paixão pela música, desenvolver seus talentos e colaborar criativamente" destaca Elpídio Nogueira, Secretário da Cultura de Fortaleza.

O equipamento oferece acesso gratuito a aulas de música para crianças, adolescentes, jovens e adultos, visando incentivar a descoberta de novos talentos e a profissionalização na área musical. As instalações da escola incluem 10 salas de aula, um auditório e uma cantina, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e à prática musical. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades, a partir de 8 anos. Os cursos oferecidos terão duração de 3 anos e oferecerão certificação aos participantes, abrangendo desde a musicalização infantil até o canto coral.

Para o diretor presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), Elenilton Jorge, “esse equipamento público representa mais do que simplesmente um local de aprendizado; é um espaço onde os sonhos musicais ganham vida e onde os aspirantes a artistas encontram as ferramentas e o apoio necessários para trilhar seu caminho no mundo da música. Estamos comprometidos em cultivar e nutrir o talento local, garantindo que nossa cidade continue a florescer artisticamente e a ser reconhecida como um centro de excelência musical.”

A escola conta com uma variedade de instrumentos disponíveis para os alunos, incluindo violão de 6 e 7 cordas, piano, violino, viola, violoncelo, baixo acústico, guitarra, bateria, baixo elétrico, flauta transversal, fagote, clarinete, canto popular, canto erudito e musicalização infantil através do canto. O corpo docente é formado por 15 professores com diversas especializações na área.

Segundo David Calandrine, coordenador pedagógico da instituição, essa era uma lacuna cultural que existia na cidade, que a partir de agora vai abrir muitas oportunidades. “A escola preenche um espaço significativo na formação musical local, havia um vácuo nessa área, há muito tempo. A instituição oferece cursos básicos e é recebida como um equipamento muito esperado pela comunidade, com uma grande demanda tanto do público quanto dos profissionais da área, ansiosos por essa oportunidade. Estamos abrindo portas para um novo momento na cena musical da cidade”, enfatizou Davi.

Atrações

A inauguração da terá uma programação musical de peso. A abertura do evento ficará por conta do renomado bandolinista Hamilton de Holanda que se junta ao pianista Salomão Soares e ao baterista Thiago ‘Big’ Rabello em uma performance que incorpora, além do álbum FLYING CHICKEN, diversas canções de seus últimos trabalhos como Samurai, uma homenagem a Djavan, além da safra nova que nunca para de acontecer.

A celebração contará ainda com a participação do Quarteto de cordas da Escola Pública de Música de Fortaleza, composto por Nadilson Gama, Vanêssa Gomes, Jônatas Reis, e Johnnie Nascimento, juntamente com convidados especiais como David Calandrine, Lucas Bessa, Eric Diógenes, e André Benedecti. O grupo de câmara atua em diversos campos da performance musical, como a realização de pesquisa de repertório nacional e internacional, buscando explorar as diversas sonoridades e potencialidades para esta formação instrumental, através de composições e arranjos musicais autorais.

O grupo Marimbanda também fará parte da festa. Os artistas destacam ritmos brasileiros como baião, frevo, samba, choro e bossa nova. Com uma autenticidade que ressalta o nordeste, o quarteto conquistou o reconhecimento do público e da crítica, estabelecendo-se como uma das principais referências da música instrumental no Ceará e no Brasil.

Complexo Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e a famosa mostra Salão de Abril.

Publicado na categoria  
Música
no dia 
22/3/2024

Mais notícias de 

Música

Ver tudo