São 30 vagas preenchidas ordem de chegada

A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes receberá, na próxima sexta-feira (21/06), a palestra "Fabular é tomar de volta o que o devorador roubou". Ministrada pelo artista e pesquisador Wes Viana, a palestra será gratuita e ocorrerá das 14h às 16h, com inscrições por ordem de chegada até o limite de 30 vagas. A atividade é aberta a partir dos 16 anos e destina-se ao público geral interessado em discussões sobre fabulação, gênero, raça, meio ambiente e resistência. A palestra faz parte do projeto contemplado pelo “Edital N° 9373 - Para As Artes - LEI PAULO GUSTAVO 2023”, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Inspirada na canção "Restituição" da artista Ventura Profana, o momento propõe reflexões profundas sobre a restauração da dignidade e dos direitos negados a travestis negras ao longo da história do Brasil. A música aborda a "dívida impagável" do colonialismo, conceito explorado no livro da filósofa Denise Ferreira da Silva. A partir desse contexto, Wes Viana analisará como a fabulação pode confrontar e reestruturar narrativas históricas e culturais.

O evento também destacará como a fabulação na arte contemporânea brasileira desafia as estruturas de poder e promove novos modos de pensar, agir e sentir. Wes Viana discutirá como a resistência criativa pode construir futuros comprometidos com a multiplicidade e a diferença, buscando superar o racismo e outras formas de opressão que ainda moldam nossa visão de futuro.

Quem é Wes Viana?

O facilitador do curso, trabalha com formação e pesquisa em artes. Com uma trajetória acadêmica interdisciplinar entre Artes, Letras e História, atualmente se dedica a tensionar o apagamento histórico de minorias sociais em sistemas de saber e poder, visando uma democratização do acesso à arte e à cultura na cidade de Fortaleza. O curso tem como base a sua dissertação de mestrado, que se chama “Fabulação na arte contemporânea brasileira: cartografia de artistas visuais”, defendida em 2023, na Universidade Estadual do Ceará.

Escola Pública de Artes Visuais

A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é um equipamento público vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema. Com objetivos centrais que abrangem desde a compreensão das técnicas tradicionais até a promoção da compreensão das linguagens visuais contemporâneas, a escola compromete-se a capacitar estudantes para expressarem sua criatividade de maneira autêntica e inspiradora.

Complexo Vila das Artes

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e o Salão de Abril.

Serviço:

Palestra "Fabular é tomar de volta o que o devorador roubou"
Data: Sexta (21 de junho)
Horário: 14h às 16h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221)
Ministrante: Wes Viana
Inscrições: Por ordem de chegada, até o limite de 30 vagas
Público-alvo: A partir de 16 anos, público geral interessado
Gratuito

Publicado na categoria  
Artes VisuaIs
no dia 
17/6/2024

Mais notícias de 

Artes VisuaIs

Ver tudo