A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), anuncia, nesta quarta-feira (21/02), os nomes dos curadores da edição deste ano. Os projetos inscritos serão avaliados pela comissão curatorial formada por Aldonso Palácio, Cecília Bedê, Junior Pimenta, Lucas Dilacerda.

A 75ª edição do Salão de Abril recebeu 414 inscrições entre artistas do Ceará e de outros estados do Nordeste.

Serão habilitadas para concorrer à próxima fase da seleção, que consiste na análise artística dos trabalhos por parte da equipe curatorial, composta pelos professores, curadores e escritores Aldonso Palácio, Cecília Bedê, Junior Pimenta, Lucas Dilacerda.

Ao todo, serão selecionados até 38 trabalhos artísticos, com temática livre, para compor a medição do Salão de Abril.


Saiba mais sobre a equipe de curadores:

Aldonso Palácio estudou Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará, além de fazer MBA em História da Arte e Mercado Internacional de Arte no Institut d'Études Supérieures des Arts (IESA) Paris. De 2014 a 2017, ele esteve à frente da Galeria Contemporarte em Fortaleza. Atualmente baseado em Berlim, trabalha como curador de arte independente, com foco em arte latino-americana em projetos que se estendem pelo Brasil e Alemanha. Seu portfólio inclui a curadoria de inúmeras exposições no Brasil e na Europa, além do acompanhamento de carreiras de artistas visuais.

Cecília Bedê é pesquisadora em artes, curadora e educadora. Mestre em Comunicação e Semiótica na Linha de Pesquisa Processos de criação nas mídias pela PUC – Pontífica Universidade Católica de São Paulo (2011). Possui Especialização em Arte: Crítica e Curadoria pela PUC – Pontífica Universidade Católica de São Paulo (2010). Graduada em Artes Visuais pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2006).Mestrado em Comunicação e Semiótica na Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP).

Júnior Pimenta é artista visual e vive em Fortaleza. É mestre em Artes, pelo PPGArtes- Universidade Federal do Ceará. Possui trabalhos em acervo públicos das coleções do Museu de Arte contemporânea do Ceará; Centro Cultural Banco do Nordeste; Coleção da cidade do Centro Cultural São Paulo; Coleção da Prefeitura de Fortaleza. É editor da revista Reticências, membro do conselho editorial da Arte ConTexto, de Porto Alegre e Canguru de Curitiba.

Lucas Dilacerda é curador e crítico de Arte. É sócio da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Realizou mais de 20 curadorias. Ministrou mais de 60 cursos e 180 apresentações em diversas instituições de arte no Brasil. Possui mais de 30 textos, críticas de arte e artigos publicados. É autor do livro “Pensamento alienígena: a fabulação de novos mundos possíveis”. É coordenador da CAV - Curadoria em Artes Visuais; do LAC - Laboratório de Arte Contemporânea; e do LEFA - Laboratório de Estética e Filosofia da Arte. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, com distinção Summa Cum Laude, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Salão de Abril

O Salão de Abril é uma das mostras de artes visuais mais antigas da América Latina. Lançado de forma independente em 1943, o Salão passou por alguns hiatos, até que começou a ser realizado pela administração municipal a partir de 1964.

Ao longo de décadas de existência, a mostra já foi sediada em diversos patrimônios históricos de Fortaleza, como o Ideal Clube, o Parque da Liberdade, a Casa de Cultura Raimundo Cela e, atualmente, é realizada na Casa do Barão de Camocim, no Centro de Fortaleza.

Publicado na categoria  
Casa do Barão de Camocim
no dia 
22/2/2024

Mais notícias de 

Casa do Barão de Camocim

Ver tudo